Aprenda a forma correta de cultivar plantas em vasos
Quer uma forma de trazer mais alegria e leveza para sua residência? Colocar plantas no seu jardim, ou em algum cantinho especial da sua casa ajuda a deixar o ambiente mais leve e aconchegante. Se não tiver muito espaço em sua casa, uma excelente opção é cultivar vasos.
Além de deixar o ambiente mais aconchegante, cultivar plantas em casa pode ser uma maneira de garantir o contato rotineiro com a natureza. O cuidado que o cultivo da planta demanda também é uma excelente maneira de treinar a própria disciplina, já que é sempre necessário regar, adubar e podar as plantas para que elas fiquem sempre saudáveis.
Os cuidados com as plantas de solo e de vaso são bem semelhantes. Mas, os vasos demandam atenção especial devido a limitação das raízes para buscarem nutrientes. Por isso, é fundamental garantir uma boa adubação para que as plantas fiquem sempre saudáveis. O hábito da rega também pode definir o sucesso ou não das plantas, já que se regadas demais, elas podem acabar tendo suas raízes apodrecidas e, assim, morrerem.
Cuidado para plantar em vasos
Para ajudar você que deseja cultivar um pequeno jardim, horta ou até mesmo um mini pomar em vasos, trouxemos um bom passo a passo para ajudar você a ter plantas sempre lindas.
Vaso:
Caso você não tenha um vaso tradicional em casa, não se preocupe. É possível adaptar garrafas pet, baldes e outros recipientes ao fazer pequenos furos no fundo deles para utilizar no cultivo de plantas.
Argila expandida, pedriscos ou brita:
A argila, pedriscos ou britas, servem para forrar o fundo da base antes de colocar o substrato. Esses materiais ajudam a manter os furos no fundo dos vasos abertos, ajudando na respiração do substrato
Eles podem ser encontrados em floriculturas ou em casas de construção. São compradas em grandes quantidades e preço baixo. Mas se for montar um ou outro vaso, pode pegar na rua mesmo, sempre tem um montinho de brita em algum lugar, é só não exagerar.
Manta de drenagem:
A manta de drenagem é um tecido, ou camada, utilizado para que o substrato não entupa os furos dos vasos e, assim, deixe água acumulada. O ideal é colocar sobre a primeira camada que protege os furos do vaso, separando o substrato das britas.
Existe uma manta de drenagem ideal em lojas de jardinagens, mas outras coisas podem fazer o papel. Um pedaço de pano que consiga cobrir o fundo do vaso ou até mesmo filtros de café, novo ou usado, também são uma solução prática.
Substrato:
Aqui está uma das partes mais importantes, pois como nos vasos existe uma limitação do espaço para o crescimento das raízes, é muito importante escolher um substrato de qualidade para que estas raízes possam crescer com facilidade.
Na Bioplant nós temos dois produtos para esta finalidade: O Garden Premium e o Garden. A diferença entre os dois é que o Garden premium tem fertilizantes de liberação controlada, que promovem maior tempo de nutrição para as plantas, fazendo com que a complementação de adubação possa iniciar mais tarde (cerca de 4 meses, dependendo da rega).
Ambos são produtos aerados, que não compactam no vaso, essa é a característica mais importante, para escolher um substrato para utilizar em vasos. Não é necessário misturar terra ou outro tipo de fertilizante, os dois já vêm prontos para uso.
Montando o vaso
Primeiramente adicione argila expandida ou britas no fundo do vaso para que a água drenada pelo substrato não fique empoçada.
Agora, sobre essa camada, você deverá colocar um pequeno pedaço de manta de drenagem. Essa manta terá o papel de evitar que o substrato escorra pelas pedras. Caso não encontre esse tipo de tecido, improvise um filtro de café ou um pedaço de tecido mais fino. O importante é separar as pedras e o substrato.
Adicione o substrato, sem compactar, deixando um espaço no meio para colocar a planta. E, na sequência, é o momento de posicionar a planta no vaso. Centralize-a o máximo possível e complemente seu caule com substrato até cerca de um dedo de distância para a borda do vaso. Pressione de leve o substrato com os dedos e firme bem o caule para que a planta não ceda para os lados.
Regue o substrato seco e está pronto seu vaso.
Cuidados com o tempo
É importante lembrar a importância de fazer regas frequentes, de acordo com cada espécie, para manter as plantas sempre saudáveis.
Também é interessante fazer complementações de adubação com fertilizantes mensalmente, caso utilize nosso substrato Garden Premium, pode iniciar esse complemento após 4 meses, se for o Garden, pode iniciar com 30 dias.