Bioplant

Blog

Blog

Como instalar grama: entenda o processo

Transformar quintais ou terrenos grandes em lindas paisagens, playgrounds ou campos esportivos é uma tarefa que demanda tempo e paciência, especialmente se a busca é por um belo jardim. E que maneira melhor de começar do que plantando o gramado ideal?

O primeiro passo é, sem dúvidas, planejamento, iniciando com preparo da área com produtos de boa qualidade. Se for uma área que necessita de limpeza do solo, o indicado é retirar ervas daninhas, galhos, troncos, pedras, entulho e outros materiais.

Tente nivelar o terreno, deixando-o mais homogêneo e plano possível. O ideal é usar um rastelo para nivelar o terreno. Se tiver uma enxada faça sulcos e remexa a terra a aproximadamente 10 cm de profundidade para aerar o solo e quebrar qualquer torrão de terra no terreno.

Caso o terreno em que se deseja plantar a grama for pobre, infértil e seco, a recomendação é fazer a correção da acidez e adubação previamente.  No Bioma cerrado, por exemplo, predominam-se os solos ácidos. Isso significa que a aplicação de adubos sem a devida correção da acidez não irá surtir efeito.

Caso o solo de seu terreno seja ácido (com pH abaixo de 4,0 ou 5,0), a correção do pH do solo será imprescindível antes da adubação e plantio da grama. Já que para o desenvolvimento da grama, é necessário que ele tenha pH entre 5,5 e 7.

Se o objetivo for aumentar o pH do solo, é interessante utilizar calcário em pó. A recomendação é entre 200 e 400 gramas por metro quadrado. Espalhe bem o calcário e misture com os 10 cm de terra revolvidos.

Logo após utilize 5 kg/m² do Bioplant Gramados e Canteiros. O produto é formulado com matéria orgânica compostada e nutrientes de alta tecnologia. O principal benefício é o aumento da aeração nas raízes, potencializando a absorção de nutrientes pelas plantas.

Antes de plantar a grama, você pode adicionar um pouco de fertilizantes minerais ricos em fósforo e potássio, por exemplo (04-14-08), na dose de 50 gramas por metro quadrado. O nitrogênio não seria prejudicial, mas também não traria nenhum benefício ao plantio. Isso porque, a grama precisa estar enraizada para absorvê-lo — o que não vai acontecer nessa etapa inicial.

PLANTIO

Lembre-se de espalhar o calcário, Bioplant Gramados e o adubo por toda a área que será plantada. Esse cuidado vai garantir que toda a grama conte com a mesma quantidade de nutrientes.

O próximo passo é o plantio. A partir daí é pegar a leiva da grama e colocar no solo. Primeiro, manuseie os tapetes com cuidado, deixando-os lado a lado. Cuidado para não ficar uma em cima da outra, para não ficar deformada.

PÓS-PLANTIO

É uma etapa tão importante quanto a plantação correta da grama. Sem cuidados contínuos, o tapete verde pode secar e morrer, se tornando um problema.

Por isso, nos primeiros 15 dias após plantar grama, é necessário manter irrigação intensa do solo. Assim, você deverá regar o gramado ao menos duas vezes por dia. O melhor horário para a rega é no início da manhã.

Passados os primeiros 15 dias, a irrigação da grama deverá ser feita a cada 2 ou 4 dias. O tempo ideal vai depender do desenvolvimento da planta. Se o desenvolvimento da grama esmeralda estiver satisfatório, você poderá molhá-la a cada 4 dias. Em meses mais quentes, o melhor pode ser investir na rega a cada 2 dias.

Em todo o caso, você nunca deve encharcar a grama. O solo deve ficar úmido, e nada mais do que isso.

Não pise na grama

Principalmente durante o crescimento da grama, é interessante não pisar nela. Mas esse cuidado pode ser estendido se o tapete verde for de um jardim, por exemplo. De qualquer forma, depois da primeira poda, o gramado já pode ser transitado sem grandes danos.

Faça a poda

A primeira poda da grama só deve ser feita após o gramado crescer 5 cm de altura. A medida é um sinal de que a planta enraizou e está desenvolvendo da forma correta, e que seu corte não vai prejudicá-la.

Depois dessa primeira poda, você poderá cortar a grama sempre que ela ultrapassar os 3 cm de altura. Claro, se esse for o seu desejo. Para a poda, você poderá utilizar um cortador de grama ou tratores (em terrenos muito grandes).

Adube o gramado

Por fim, a cada 90 dias deve-se repor matéria orgânica, com a utilização do Bioplant Gramados. A cada 6 meses é importante manter a adubação da grama em dia. Os fertilizantes de nitrogênio são os mais vantajosos, e podem ser aplicados de acordo com a periodicidade indicada pelo fabricante.

Agora você já sabe como plantar grama e o que fazer para mantê-la sempre bonita!

COMPARTILHE O CONTEÚDO DA BIOPLANT