Bioplant

Blog

Blog

Saiba como se livrar das pragas em suculentas

Elas são capazes de armazenar água em suas folhas e caules e, por isso, ganharam formatos exuberantes e ornamentais. Fáceis de cuidar, as suculentas são ideais para quem não tem muito tempo para cuidar do jardim ou do espaço verde em casa. Mas, cuidado, elas podem ser alvo das pragas.

E vou te dizer uma coisa: salvar sua planta é preciso muita dedicação e paciência, mas é possível recuperar sua suculenta.

Entre as principais pragas que atacam suculentas estão: pulgão, fungos e a mais recorrente, a cochonilha.

O ataque dessa praga pode acabar matando-a em poucos dias, por isso fique atento, monitore diariamente e não ignore os menores sinais, porque, o quanto antes você intervir, maiores são as chances de recuperação.

Umas das observações importantes é quanto ao surgimento de manchinhas brancas ou escuras nos caules e nas folhas, perda do brilho e se estão murchando sem motivos comuns como falta ou excesso de água.

Sua suculenta está passando por problemas? Calma que aqui a gente te ajuda a dar um up na sua plantinha. Quando o assunto é pragas existem algumas dicas para que isso não ocorra mais. Vamos ver?

 1. REMOVER FOLHAS SECAS NA BASE

É do processo natural das suculentas que algumas folhas na base venham a morrer, e é super importante que se removam elas uma vez que isso evita a proliferação de pragas.

2. COCHONILHAS E PULGÕES EM SUCULENTAS

Caso você identifique alguma dessas pragas na sua suculenta, existem vários métodos (caseiros e industriais) para exterminar com eles de vez.

O uso do álcool isopropílico 50% ou 70% (isopropanol é outro nome para ele) que se encontra em farmácias tem tido bastante eficiência no combate. Além de não queimar as plantas ele mata até a cochonilha de carapaça que é resistente. Aproveite e retire mecanicamente (com uma pinça ou cotonete) as cochonilhas da sua planta.


Importante, se você só encontrar álcool isopropílico 100%, dilua ele antes de aplicar na medida 350ml de álcool para 150ml de água.

3. MANCHAS PRETAS

Caso você encontre manchas redondas pretas nas suas suculentas, isso é sinal de fungo. Retire as folhas com as manchas, borrife álcool isopropílico, reduza as regas e aumente o sol e a ventilação dessa suculenta.

4. FOLHAS MURCHAS

Se sua suculenta estiver com folhas murchas, isso é um indício de excesso de umidade no substrato. Diminua a rega e aumente a exposição ao sol.

5. FOLHAS CAEM AO TOQUE

Se a tocar na sua suculenta as folhas caem, isso pode ser um indício de que caule ou as raízes estejam podres. Verifique se isso está acontecendo, corte as partes podres fora, borrife álcool isopropílico na parte cortada para cicatrizar (pode usar canela também) e espere dois dias para o replantio.

6. PONTOS BRANCOS

Caso você encontre pontos brancos na sua suculenta, não se preocupe. Estes são estruturas da planta que eliminam o sal. Não é uma doença e ainda ajuda a absorver a umidade e o gás carbônico.

7. COGUMELOS CRESECENDO NO MESMO VASO

Caso isso aconteça, significa excesso de umidade e matéria orgânica no seu substrato. Aumente a exposição ao sol e diminua a rega.

É isso. Essas são algumas dicas para acabar com pragas em suculentas.

Boa sorte e vida longa as suas suculentas!

COMPARTILHE O CONTEÚDO DA BIOPLANT