Bioplant

Blog

Blog

Diferença entre adubo e substrato

Diferença entre adubo e substrato

Cuidar de plantas vai muito além de manter a rega em dia, ou colocá-las em um vaso maior. Nutrir o solo com substrato e adubo de qualidade é essencial para manter as plantas saudáveis e com aquela aparência viva. 

Em viveiros, para a produção de mudas, um bom substrato é muito importante, pois define como será o crescimento dessas mudas. Mas afinal, o que é adubo e substrato e por que são tão importantes?

O que é substrato?

O substrato atua como um suporte, uma base, onde as plantas fixam suas raízes. É esse suporte que irá reter a umidade, levando os nutrientes essenciais às plantas. Existe um substrato ideal para cada tipo de planta, que leva em consideração a necessidade de água e absorção de nutrientes de cada uma. 

Sua composição pode conter matéria prima de origem mineral e  orgânica. Aqui na Bioplant, trabalhamos com matérias primas orgânicas, sendo elas: turfa de sphagnum, fibra de coco, casca de arroz e torta de filtro; e fertilizantes minerais. Temos produtos com composições diferentes para objetivos específicos.

Como encontrar o substrato ideal?

Essencialmente os substratos precisam ter a capacidade de elevar a retenção de água tornando-a facilmente disponível à planta, de modo que, ao mesmo tempo que retém água, disponibilizem às raízes altos índices de oxigênio. 

Algumas outras características características são indispensáveis em um bom substrato:

  • Ser registrado no ministério da agricultura 
  • Ter ótima relação aeração/retenção de água 
  • Usar fertilizantes de alta tecnologia 
  • Isento de plantas daninhas e fungos patogênicos

Essas características garantem a qualidade aos substratos, mas, como citado anteriormente, cada tipo de planta se identifica melhor com uma composição diferente. 

Na Bioplant trabalhamos com uma variedade de produtos com opções específicas para cada objetivo. Bioplant Garden é um substrato desenvolvido para paisagismo, gramados, vasos e canteiros. Já o Bioplant Plus, foi especialmente desenvolvido para viveiros de mudas, por exemplo. Temos mais quatro opções que podem ser encontradas na aba de “produtos” em nosso site.

Nossos produtos possuem, basicamente, as mesmas matérias primas, o que muda em cada composição é a porção de cada elemento na mistura final. Isso influencia diretamente na resposta da planta, algumas se adaptam melhor em uma composição com mais turfas, outras mais fibra de coco. 

O que é adubo?

O substrato pode ser considerado a base, ou o suporte, para fixação das raízes das plantas. O adubo, por sua vez, é de onde a planta irá retirar os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. 

Podendo ser produzido de maneira química ou de matéria orgânica decomposta, o adubo, ou fertilizante, serve como um alimento  para as plantas.. Essas composições reforçam o solo com elementos essenciais como: nitrogênio, fósforo e potássio.

Cada elemento tem um função específica no desenvolvimento das plantas. O nitrogênio ajuda no crescimento e na força, já o fósforo auxilia no desenvolvimento de flores e frutos e o potássio é o nutriente responsável por fortalecer as plantas contra pragas e doenças.

Alguns substratos podem conter adubo em sua composição. Os substratos da Bioplant já possuem fertilizantes minerais em porcentagens ideais para vários tipos de plantas.

Qual utilizar, substrato ou adubo?

A resposta é simples: os dois. O substrato e o adubo são complementares para quem deseja produzir ou cuidar de suas plantas com todo carinho que elas merecem. 

O substrato cria um ambiente favorável para a planta poder fixar suas raízes e absorver os nutrientes do solo, e o adubo, por sua vez, disponibiliza esses nutrientes. 

COMPARTILHE O CONTEÚDO DA BIOPLANT