Bioplant

Blog

Blog

Saiba como escolher o substrato certo para as plantas

Saiba como escolher o substrato certo para as plantas

Grande parte das pessoas gosta de ter em casa ou chegar em um lugar onde o jardim é bem cuidado e bonito. Os mais empolgados gostam, inclusive, de colocar a mão na terra e dar o cuidado especial. Afinal, a jardinagem é também considerada por muitos uma verdadeira terapia.

A jardinagem também tem alguns segredos: o uso correto do substrato, por exemplo, pode fazer com que você tenha seu cantinho ainda mais bem cuidado, e seu uso é bem simples! 

Mas você sabe o que é substrato para jardim? De maneira simples, é uma mistura de várias componentes orgânicos ou não, que tem por finalidade fornecer: nutrição e aeração as plantas. Além disso, dependendo do que deseja plantar, podem ser adicionadas algumas substâncias necessárias para a composição. 

Para escolher o substrato mais adequado à planta, é preciso considerar uma série de fatores. E para não errar na escolha do substrato, o viveirista não pode se embasar apenas no preço nem levar em conta somente a aparência do material. 

Devem levar em consideração as características de cada elemento utilizado, para que o substrato possua alto teor de matéria orgânica e capacidade de armazenamento de água, além de uma boa aeração, favorecendo o equilíbrio dinâmico do sistema água – solo – planta-atmosfera, e consequentemente, um bom desenvolvimento da muda 

Aprender sobre os tipos de substratos é fundamental para quem deseja melhorar seus conhecimentos sobre jardinagem! Até porque, esse material é muito mais do que suporte para nossas plantinhas. Ele é a fonte dos nutrientes e responsável pelo sistema de drenagem e absorção de água! 

São vários os tipos de substratos que encontramos no mercado. Separamos dois tipos para você entender como atuam nas plantas. 

Fibra de coco
A fibra de coco, por sua vez, se destaca por reter a umidade. Assim, é comum misturar um pouco de fibra de coco na terra de plantinhas que gostam de água. Também é muito utilizada no substrato de orquídeas para criar um ambiente próximo a seu habitat natural. A fibra de coco ainda auxilia a manter o pH da terra neutro.

Turfa
A turfa é outro material muito utilizado quando se deseja reter líquido. Natural de regiões pantanosas, esse produto é rico em nutrientes e, por isso, é muito utilizado no mundo da jardinagem. Algumas plantas, como as samambaias, precisam de um substrato rico em turfa para manter sua saúde em dia! 

Conhecendo os tipos de substratos ficará mais fácil preparar o ambiente perfeito para suas verdinhas. Lembre-se que cuidado diário e muito carinho é o segredo para um jardim bonito e florido. 


COMPARTILHE O CONTEÚDO DA BIOPLANT